Vamos realizar mais um encontro “A educação do futuro está aqui” (#3). Desta vez vamos dar prioridade a ouvir as inovações em curso em escolas portuguesas. Já o tínhamos feito, em parte, nos outros seminários, mas desta vez vamos dedicar muito mais tempo a conhecer-nos uns aos outros e a criar um ambiente propício ao nascimento de verdadeiras, e portanto pequenas, redes de cooperação (nada nasce grande, não é?).
Só assim podemos vir a fortalecer e tornar sustentáveis as mudanças em curso. Somos nós que temos de estabelecer e fortalecer os nós entre nós, nós esses que são imprescindíveis para tornar a inovação sustentável. Só assim os esforços de inovação serão permanentemente avaliados, revistos e corrigidos nas suas trajetórias.
Dedicaremos este Seminário a oito áreas problemáticas, a saber:
. Flexibilidade curricular/DAC
. Aprendizagem baseada em projetos
. Trabalho cooperativo entre docentes
. Diversificar a avaliação dos alunos
. Prevenção da exclusão escolar
. Novas exigências às lideranças escolares
. Nova organização das salas de aula
. Apps, internet e telemóveis na sala de aula
Pela manhã do dia 17 de Novembro teremos oportunidade de ouvir um “estado da arte” sobre cada uma das oito áreas problemáticas, em plenário, numa versão curta, tipo TED-Talk. De tarde, tendo cada participante escolhido uma área específica de aprofundamento, vamos ter oportunidade de ir mais longe em formato de oficinas: conhecer algumas inovações em curso, apresentar as nossas próprias dinâmicas inovadoras e fazer uma reflexão em torno dos pontos críticos que se vivem nas escolas e dos aspetos que é preciso vir a melhorar no futuro, como fruto de um trabalho mais cooperativo entre as escolas e os professores.